
A primeira edição do Pantanal Tech MS, marcou a história de Mato Grosso do Sul como um encontro que uniu tecnologia, sustentabilidade e tradição pantaneira. Com mais de 10 mil visitantes e a participação de 120 empresas e instituições, o Pantanal Tech foi uma verdadeira vitrine de inovação para o desenvolvimento sustentável da região.
Ele aconteceu nos dias 28 e 29/06/24 na fazenda sede da UEMS em Aquidauana através da parceria estratégica entre a Universidade e o Governo do MS e com o apoio de diversas entidades públicas e privadas,. Destacando-se como uma iniciativa inédita na região, o evento reuniu produtores, empresários, pesquisadores, organizações ambientais e cidadãos em prol de uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do Pantanal.
Foram dois dias com diversas atividades, palestras e workshops que trabalharam o eixo de desenvolvimento nas áreas de agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo. Enquanto que, no contexto de bioma, o foco esteve nas oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, e na inclusão do Pantanal na temática da COP 30.
Confira os destaques do maior encontro de tecnologia da região pantaneira:
Conteúdo técnico de alto nível, sobre temas importantes para a região.

Palestras, painéis, mesas redondas e workshops com especialistas de diversas áreas abordaram temas essenciais para o desenvolvimento sustentável do Pantanal.
A troca de conhecimento entre pesquisadores, empresas, poder público e organizações, além de estimular novas ideias e soluções para os desafios socioeconômicos e ambientais da região, fortaleceram o ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul, conectando experiências locais com tendências globais.
Principais temas abordados no Pantanal Tech MS:
- Nutrição animal e mercado da carne no Pantanal
- Empreendedorismo e conectividade rural
- Melhoramento genético e reprodução animal
- Prevenção de incêndios florestais e uso do solo sustentável
- Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal
- COP 30/Agenda 2030/ODS
- Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários
- Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
- Boas práticas de produção sustentável no Pantanal
Vitrines tecnológicas
17 mostras de experimentos de pesquisadores da própria UEMS e entidades parceiras foram expostas. Soluções desenvolvidas para produção sustentável de peixes, aves, bovinos, ovinos, suínos, horticultura, fruticultura, irrigação, técnicas de conservação do solo, controle biológico de doenças de plantas, tudo direcionado para o bioma pantaneiro.
Paineis Empresariais
Dois temas de grande importância para os produtores pantaneiros foram destacados como paineis temáticos da primeira edição: “Mercado da Carne – do Pasto ao Prato” e “Nutrição Animal no Pantanal”. Os paineis contaram com programação de conteúdo especializado temas e pavilhões de exposição dedicados às empresas ligadas á cada tema.

Além das empresas ligadas aos paineis, o encontro contou com outros expositores, de diferentes áreas como infraestrutura, energia, pesquisa genética, máquinas agrícolas, linhas de crédito, entre outros.
De forma estratégica, os espaços empresariais conectaram empresas, produtores e investidores, oportunizando a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias voltadas à inovação e sustentabilidade na produção pantaneira.
Desafio de Inovação Pantanal Tech
O Desafio de Inovação no Pantanal Tech, organizado pelo Sesi, com apoio da Fundect, contou com dez projetos de professores e acadêmicos da UEMS h e três vencedores dividiram um prêmio de R$ 198 mil em bolsas para investir no desenvolvimento do negócio: PantaEmbryo EcoSeed e AgroVision.
O desafio teve como objetivo fortalecer a inovação e o empreendedorismo, em especial no setor acadêmico, disponibilizando recursos para pesquisas e soluções, com o intuito de transformar essas pesquisas em startups viáveis, fortalecendo o ecossistema empreendedor de Mato Grosso do Sul.
Fomento à inovação e às startups.
Durante o encontro aconteceram outras ações de fomento à inovação como as reuniões dos ecossistemas regionais e o lançamento do Inova Pantanal, um programa de pré-aceleração de ideias e empresas da bioeconomia. O objetivo do programa é promover a geração de novos negócios inovadores e sustentáveis, e fortalecer o ecossistema empresarial do Pantanal.
Cultura, Gastronomia e Economia Criativa
O Pantanal Tech MS foi além da tecnologia e inovação, oferecendo um espaço especial para a economia criativa e a cultura pantaneira. Artesãos e microempreendedores locais puderam expor seus produtos, enquanto o público aproveitou o melhor da gastronomia regional.A primeira noite foi embalada pelo som do cantor Gabriel Sater e do Trio Violada, promovendo um encontro único entre inovação e cultura tradicional.
Quem marcou presença
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o ministro dos Povos Indígenas em exercício, Eloy Terena, o governador Eduardo Riedel, secretários estaduais, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o senador Nelson Trad, o deputado federal Vander Loubet, o deputado estadual Renato Câmara, prefeitos da região, o diretor-superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça, diretores de diferentes empresas parceiras, além de outras autoridades civis e militares.
Em 2025 tem mais!
A data da segunda edição já foi confirmada: de 26 a 29 de junho.
Serão quatro dias de evento e muitas novidades. Acompanhe as informações nos canais oficiais do Pantanal Tech MS